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Marketing digital: por que a minha empresa precisa de um planejamento?

O marketing digital é caracterizado pelo seu caráter “democrático”, já que empresas de todos os portes podem se valer de ações simples para obter um grande potencial de retorno. Entretanto, simplicidade jamais pode ser confundida com falta de planejamento. Como tudo na vida, o marketing digital exige muito estudo para que seja efetivado com sucesso no seu negócio. E, neste contexto, sua empresa precisa especialmente de um planejamento para tal.

É um planejamento consistente que indicará o sucesso da sua presença digital, até porque, de nada vale estar na internet se você não sabe onde chegar e muito menos o que fazer para alcançar seu objetivo. Mas fique tranquilo, o planejamento no marketing digital não é um bicho de sete cabeças. Quer entender como fazê-lo? Descubra na sequência do artigo.

O que é um planejamento de marketing digital?

Um planejamento de marketing digital consiste em informações formalizadas e documentadas, que servirão de referência para a implementação e para a condução da estratégia dentro da empresa.

É a partir deste documento que será possível entender os pontos fortes e fracos do negócio, além de facilitar a identificação de oportunidades e riscos neste processo. Ademais, o planejamento também deve compreender a verba destinada, os canais de comunicação a serem utilizados e qual será a linguagem adotada, de acordo com o perfil do seu público-alvo.

Pontos críticos de um planejamento de marketing digital

Para facilitar a elaboração do seu planejamento de marketing digital, nós vamos te mostrar alguns pontos críticos que precisam ser devidamente explorados e definidos para que a implementação realmente ocorra com sucesso. São eles:

Objetivos e métricas

Todo planejamento tem um norte. No marketing digital, é a mesma coisa. Implementá-lo e “deixar acontecer” não trará resultado algum. Quais são os seus objetivos com a estratégia? Podem ser muitos, como aumentar as vendas, tornar-se referência dentro do seu nicho ou impulsionar os acessos no site, entre outras possibilidades.

De acordo com seus objetivos, também será necessário estabelecer as métricas para que o andamento das ações seja acompanhado. Defina os KPIs, que são os indicadores-chave, mas cuidado para não estabelecer métricas demais, pois elas podem desviar do foco principal.

Pesquisa de mercado

Há várias formas de se fazer uma boa pesquisa de mercado. Aqui, cabe fazer um benchmarking, que é a busca das melhores práticas para um determinado setor.

De uma forma geral, é fundamental conhecer o seu nicho de atuação, a concorrência (e suas estratégias de marketing digital, claro), e estabelecer quais ações podem ser aperfeiçoadas para que sua empresa tenha um diferencial competitivo.

Segmentação por persona

A persona é a representação semifictícia do seu “cliente ideal”, uma versão mais profunda do conceito de público-alvo. É fundamental conhecê-la, para saber com quem você se comunicará, qual a linguagem adequada, quais são as dores e os hábitos de comportamento desses clientes, entre outros insights necessários para que você segmente suas campanhas de acordo com quem realmente terá interesse em consumir com sua empresa.

Assim, você também entenderá quais são os canais mais indicados para colocar a sua estratégia de marketing digital em ação.

Lembre-se ainda, que um planejamento de marketing digital deve considerar o tempo de implementação e quanto será investido periodicamente para a manutenção das ações.

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