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Você sabe como identificar as melhores oportunidades de palavras-chave?

Quando falamos de marketing digital, é essencial que a sua estratégia envolva uma palavra-chave. Trata-se de um termo ou palavra que é capaz de resumir um determinado assunto. Mas, além disso, é responsável por atrair pessoas interessadas naquele termo. E para isso, é importante encontrar as melhores oportunidades de palavras-chave.

Como encontrar as melhores oportunidades de palavras-chave

Para começar, você deve entender muito bem a sua persona. Para quem não sabe, persona é a representação do cliente ideal de uma marca. Com isso, você deve pesquisar os assuntos relevantes para aquela persona.

A partir daí, existem algumas maneiras de encontrar as melhores palavras-chave que devem ser usadas na sua estratégia de marketing digital. Entenda melhor a seguir as principais maneiras de descobrir palavras-chave.

Ferramentas especializadas

Existem algumas ferramentas especializadas em mapear e compreender o desempenho das palavras-chave. Nesse caso, podemos citar algumas opções gratuitas e pagas que facilitam e muito essa tarefa. E são:

  • Planejador de palavras do Google: Também conhecida como “Keyword Planner”, essa ferramenta está presente dentro do Google Ads. Fornece estatísticas de cada termo, assim como o volume e custo médio por clique. É gratuito, mas para você ter acesso deve ter uma conta no Google.
  • Preenchimento automático do Google: Quando você digita algum termo no campo de busca do Google, já deve ter percebido algumas sugestões. Então uma forma de identificar possíveis termos é observando esses termos relacionados.
  • Übersuggest: Trata-se de uma ferramenta gratuita e que mostra informações sobre palavras-chave. Utiliza dados tanto do Google como de outros buscadores.
  • KeywordTool.io: Através dessa ferramenta é possível gerar até 750 sugestões para cada palavra-chave. Funciona também em diferentes idiomas e domínios do Google.
  • WordStream: É uma forma de descobrir sugestões de palavras-chave. Tem mais opções de frases “long tail”, melhorando assim a compreensão dos termos que geram volumes.
  • Keyword Eye: De todas, é a ferramenta com mais elementos visuais para apresentar as informações sobre palavras-chave. Você pode ainda fazer uma classificação dos resultados de acordo com uma métrica específica.
  • Keyword Revealer’s: Você pode ver informações relevantes de determinadas palavras-chave. Isso sem falar que é possível observar as métricas relacionadas a isso.
  • AdWords Search Terms: Além do planejador de palavras-chave, o Google Ads permite que você tenha mais informações. Ainda na plataforma, você pode ver quais palavras-chave geram mais volumes de pesquisas, assim como seu valor nos leilões.
  • Sem Rush: Essa é a ferramenta mais conhecida quando falamos em encontrar palavras-chave. É paga, mas em compensação gera muitos resultados. Você pode ter um relatório completo e eficaz para a sua estratégia de marketing digital.

Essas ferramentas acima são muito importantes para você encontrar oportunidades de palavras-chaves. Mas existem outras que você pode colocar na sua estratégia como um complemento. E são:

  • Google Trend: Nesse caso, você consegue observar os temas em alta. É gratuito, mas não possui números exatos para você usar como única fonte de mapeamento. Esse pode ser o ponto inicial para você pesquisar sobre as oportunidades de palavras-chave.
  • Google Analytics: Você pode ficar um pouco surpreso, mas o Google Analytics pode te mostrar oportunidades de palavras-chave. Você pode descobrir os termos que levaram o usuário ao seu conteúdo, descobrindo assim termos eficazes.
  • Hashtags nas redes sociais: As hashtags são ótimas formas de descobrir oportunidades de termos em alta. Mas nem sempre é valorizada na estratégia de encontrar palavras-chave. Acompanhe constantemente redes sociais que usam hashtags (Instagram, LinkedIn, Twitter). Mapeie e identifique assuntos em destaque. Em seguida, complemente essa análise com uma das ferramentas que citamos acima.

Encontrar oportunidades de palavras-chave para a sua estratégia não é difícil, mas exige acompanhamento constante. Deve ser uma tarefa diária e atenta aos principais pontos de interesse. E lembre-se: uma palavra-chave só gera resultados com uma estratégia envolvida. Então desenvolva um plano e coloque em prática hoje mesmo!

A Heyon é uma agência especializada em Marketing Digital, criando campanhas com resultados no Google ADS. Tire suas dúvidas, fale conosco.

 

Sobre o autor

Você sabe como identificar as melhores oportunidades de palavras-chave?

Quando falamos de marketing digital, é essencial que a sua estratégia envolva uma palavra-chave. Trata-se de um termo ou palavra que é capaz de resumir um determinado assunto. Mas, além disso, é responsável por atrair pessoas interessadas naquele termo. E para isso, é importante encontrar as melhores oportunidades de palavras-chave.

Como encontrar as melhores oportunidades de palavras-chave

Para começar, você deve entender muito bem a sua persona. Para quem não sabe, persona é a representação do cliente ideal de uma marca. Com isso, você deve pesquisar os assuntos relevantes para aquela persona.

A partir daí, existem algumas maneiras de encontrar as melhores palavras-chave que devem ser usadas na sua estratégia de marketing digital. Entenda melhor a seguir as principais maneiras de descobrir palavras-chave.

Ferramentas especializadas

Existem algumas ferramentas especializadas em mapear e compreender o desempenho das palavras-chave. Nesse caso, podemos citar algumas opções gratuitas e pagas que facilitam e muito essa tarefa. E são:

  • Planejador de palavras do Google: Também conhecida como “Keyword Planner”, essa ferramenta está presente dentro do Google Ads. Fornece estatísticas de cada termo, assim como o volume e custo médio por clique. É gratuito, mas para você ter acesso deve ter uma conta no Google.
  • Preenchimento automático do Google: Quando você digita algum termo no campo de busca do Google, já deve ter percebido algumas sugestões. Então uma forma de identificar possíveis termos é observando esses termos relacionados.
  • Übersuggest: Trata-se de uma ferramenta gratuita e que mostra informações sobre palavras-chave. Utiliza dados tanto do Google como de outros buscadores.
  • KeywordTool.io: Através dessa ferramenta é possível gerar até 750 sugestões para cada palavra-chave. Funciona também em diferentes idiomas e domínios do Google.
  • WordStream: É uma forma de descobrir sugestões de palavras-chave. Tem mais opções de frases “long tail”, melhorando assim a compreensão dos termos que geram volumes.
  • Keyword Eye: De todas, é a ferramenta com mais elementos visuais para apresentar as informações sobre palavras-chave. Você pode ainda fazer uma classificação dos resultados de acordo com uma métrica específica.
  • Keyword Revealer’s: Você pode ver informações relevantes de determinadas palavras-chave. Isso sem falar que é possível observar as métricas relacionadas a isso.
  • AdWords Search Terms: Além do planejador de palavras-chave, o Google Ads permite que você tenha mais informações. Ainda na plataforma, você pode ver quais palavras-chave geram mais volumes de pesquisas, assim como seu valor nos leilões.
  • Sem Rush: Essa é a ferramenta mais conhecida quando falamos em encontrar palavras-chave. É paga, mas em compensação gera muitos resultados. Você pode ter um relatório completo e eficaz para a sua estratégia de marketing digital.

Essas ferramentas acima são muito importantes para você encontrar oportunidades de palavras-chaves. Mas existem outras que você pode colocar na sua estratégia como um complemento. E são:

  • Google Trend: Nesse caso, você consegue observar os temas em alta. É gratuito, mas não possui números exatos para você usar como única fonte de mapeamento. Esse pode ser o ponto inicial para você pesquisar sobre as oportunidades de palavras-chave.
  • Google Analytics: Você pode ficar um pouco surpreso, mas o Google Analytics pode te mostrar oportunidades de palavras-chave. Você pode descobrir os termos que levaram o usuário ao seu conteúdo, descobrindo assim termos eficazes.
  • Hashtags nas redes sociais: As hashtags são ótimas formas de descobrir oportunidades de termos em alta. Mas nem sempre é valorizada na estratégia de encontrar palavras-chave. Acompanhe constantemente redes sociais que usam hashtags (Instagram, LinkedIn, Twitter). Mapeie e identifique assuntos em destaque. Em seguida, complemente essa análise com uma das ferramentas que citamos acima.

Encontrar oportunidades de palavras-chave para a sua estratégia não é difícil, mas exige acompanhamento constante. Deve ser uma tarefa diária e atenta aos principais pontos de interesse. E lembre-se: uma palavra-chave só gera resultados com uma estratégia envolvida. Então desenvolva um plano e coloque em prática hoje mesmo!

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